sábado, 14 de novembro de 2009

DEPOIMENTO SOBRE A HISTÓRIA DO DAVID BARROS - POR NEEMIAS SEMENSATO

CARÍSSIMOS,


O TERRENO DO 86º GRUPO ESCOTEIRO NÃO PERTENCE À PREFEITURA!

ELE É GERIDO, PELA PREFEITURA, MAS FOI DOADO AO 86º GEDB, DESDE A SUA FUNDAÇÃO.

LEMBRANDO UM POUCO DA HISTÓRIA!

O 86º GE DAVID BARROS É UMA (LAMENTÁVEL TER QUE ADMITIR) DISCIDÊNCIA DE CHEFES, MAIS PRECISAMENTE O CHEFE PERES, DO 16º GE ANHANGÁ.

NAQUELA ÉPOCA, 1957, O GEDB FOI FUNDADO NO TERRENO QUE HOJE É A ESCOLA GOETHE (EM FRENTE AO 16º GE ANHANGÁ). O BAIRRO DE BRÁS DE PINA ESTAVA SENDO CONSTRUÍDO PELA EMPRESA COSMOS QUE DOOU O TERRENO PARA O GRUPO. OS GOVERNANTES À ÉPOCA, VIERAM ATÉ O GRUPO E RECONHECERAM O TRABALHO DESENVOLVIDO PELO ENTÃO CHEFE PERES E SOLICITOU AOS INTEGRANTES DO DAVID BARROS QUE ACEITASSEM UMA TROCA, DEIXARIAM LIVRE O TERRENO ATÉ AQUELA ÉPOCA USADO (HOJE ESCOLA GOETHE) E FICARIAM ONDE HOJE É O GRUPO NOS ACEITAMOS E ATÉ HOJE ESTAMOS LÁ RUA PIRICUMÃ, 40 - BRAS DE PINA.

DEPOIS DE UMA LONGA BATALHA JUDICIAL, EM 1975, O GRUPO CONSEGUIU A ÁREA EM QUE HOJE ESTÃO CONSTRUÍDOS OS BANHEIROS, A SEDE ESCOTEIRA, A SEDE SÊNIOR, O CLÃ, A TROPA ESCOTEIRA E O DEPÓSITO, ISTO SÓ FOI POSSÍVEL POR QUE O ENTÃO OCUPANTE MORREU (ESTE ERA O DONO DE UMA GRANJA, ALGUÉM LEMBRA DO ANTIGO BARRACÃO DO CUTCHER?). ATÉ AQUELA DATA SOMENTE UTILIZAVAMOS O LADO DIREITO DO GRUPO, OU SEJA, APENAS A METADE ONDE SE ENCONTRA A SEDE PRINCIPAL E A CASA DOS SR E SRA CUTCHER.

AGORA DADOS MAIS CONCRETOS, EM FACE DE NAQUELA ÉPOCA O RIO DE JANEIRO SER O DISTRITO FEDERAL, QUEM CONTROLAVA A PARTE PATRIMONIAL ERA O GOVERNO FEDERAL COM A SAÍDA DESTE EM 1960/63 PASSOU ESTE CONTROLE PARA O ANTIGO ESTADO DA GUANABARA E COM A EXTINÇÃO DESTE E A CRIAÇÃO DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO NA DÉCADA DE 70 TEMOS ESTE CONTROLE PATRIMONIAL FEITO PELA PREFEITURA. AS LEIS SÃO FEITAS POR ESSES GOVERNANTES DAÍ ELES PRÓPRIOS GERENCIARAM OS VALORES PAGOS PELO GRUPO E FORAM ENQUADRANDO O GRUPO NOS SEUS CRITÉRIOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS.

GOSTARIA DE DEIXAR CLARO QUE EXISTEM DOCUMENTOS NO GRUPO QUE DEMONSTRAM A GUERRA DO CHEFE BRETZ PARA RETIRAR A GRANJA DA METADE QUE NÓS NÃO UTILIZÁVAMOS, EXISTE UMA DOAÇÃO FEITA AO GRUPO PELO GOVERNO DA GUANABARA, EXISTE ESTE PERÍODO DE MAIS DE CINQUENTA ANOS DE HISTÓRIA NESSE LOCAL E NÃO PODE SER APENAS COM UM GOLPE DE CANETA, QUE MAIS UM DESSES APROVEITADORES DE SITUAÇÃO (A VIOLÊNCIA DE NOSSO ESTADO POR EXEMPLO) IRÃO DESTRUIR O QUE NÓS, JUNTOS, LUTAMOS TANTO PARA MANTER, COM TODAS AS DIFICULDADES QUE APENAS OS QUE ESTIVERAM A FRENTE DO GRUPO SABEM QUE EXISTEM.

POR QUESTÕES DE TRABALHO ESTOU FORA DO RIO DE JANEIRO, MAS , QUERO DEIXAR CLARO CONTEM COMIGO.

FORTE APERTO DE MÃO ESQUERDA.

NEEMIAS.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Depoimento de Luiz Carlos Gabriel - Membro do Movimento Escoteiro desde 1947

Caros companheiros:


É muito triste verificar que um grupo de adultos abnegados, sem nenhum propósito que não seja o de trabalhar pela nosa juventude, ser espoliado pela iniciativa de uma vereaora que não entende o que é trabalhar pela prevenção do delito, e isso o escoismo faz e bem feito.

Vamos deixar muito bem claro: Temos que acabar com esa história de que eles (autoridades)estão ajudando o escotismo. NÓS É QUE ESTAMOS AJUDANDO AO MUNICÍPIO, ESTADO E NAÇÃO, QUANDO ESTAMOS FAZENDO O QUE SERIA DA INTEIRA RESPONSABILIDADE DOS TRÊS PODER.

Tomara qulquer orgão de governo tivessem a mesma eficácia em preparar os jovens para o futuro dentro de padrões respeitados com TÃO POUCA VERBA.


Creia na minha solidariedade
Luiz Carlos Gabriel
Jornalista,
Psicocopedagogo e
Membro do escotismo desde 1947

Depoimento de Dyô Felix – Amigo do 86º Grupo Escoteiro David Barros

É claro que trazer segurança p/ comunidade e bom mais que procurem outro local, pois estão trazendo um beneficio e tirando outro 86º G.E é de principal importância para a formação dos jovens esses jovens que certo não vão dar trabalho p/ policia.

Pois estão sendo formados pra serem cidadãos de bem, podem contar com meu apoio e incluir o meu nome na lista e vou mobilizar outros irmãos escoteiros SAPS

Depoimento de Eduardo Ferro – Chefe Escoteiro do 33º Grupo Escoteiro do Ar Padre Vermin

Penso que o princípio do fim, que é essa decadência em que o escotismo se encontra, fica evidente quando numa espécie de acordo, mudam-se os princípios eliminando o dever com a pátria do discurso(e também das práticas), substituído pelo dever para consigo mesmo, numa espécie de aclamação ao individualismo, num movimento fundado com base na coletividade. Para não dizer que a pátria foi totalmente deixada de lado, promoveu-se a maior das barbáries epistemológicas, quando se atribui a pátria ao próximo, igualando como se sinônimo fosse de solidariedade. Como se amor e dever para com a pátria não implicasse na constituição da própria identidade. É o sinal do escotismo(como organização e não como movimento. Coisas bem distintas, diga-se de passagem) se afastando da sociedade e do compromisso social, perdendo assim força política e importância no sócios.

A tríplice Deus, Pátria e próximo, como dever do escoteiro, não implicavam em outra coisa que não o dever para consigo enquanto cidadão ético, que encara a vi estou solidário com o 86º GE e acho que é o extremo da UEB não se meter nisso. Pra que serve essa estrutura organizacional, além de recolher dinheiro? Não é um problema que a UEB tem que resolver? A resposta disso está na redução da potencia e na extrema individualização da organização(que é contrária ao movimento) escoteira.

Depoimento de Maria Aparecida – Mãe de um lobinho do 86º Grupo Escoteiro David Barros

Prezados Vereadores:

ABRACEM ESTA NOSSA CAUSA

Gostaríamos que Vossas Excelências olhassem com carinho, a situação de nossas crianças, quando forem deliberar sobre a questão do terreno em que a 51 anos, desenvolvemos com os jovens de nossa comunidade a filosofia do escotismo. Trata-se de um trabalho voluntário e altruístico, onde eles são preparados para a prática do bem ao próximo, amor a família e amor a pátria. Hoje, em virtude do cenário de violência, do desrespeito ao próximo e da precocidade com que o jovem vem ingressando no mundo das drogas, seria um crime extinguir um grupo escoteiro como o 86º David Barros. Seria como se matássemos uma das milhares (que existem em todo o mundo) de células que desenvolvem este maravilhoso trabalho voltado para a prática do bem, que com certeza podemos afirmar que na vida de grandes homens e mulheres, foi muito importante em suas formações éticas e morais.

É importante enfatizar que neste terreno, além de estarmos legalmente instalados, inclusive sem nenhuma isenção de tributos, desenvolve-se uma atividade de interesse da comunidade local, sendo esta atividade perfeitamente justificável para que se mantenha o trabalho. Nossa posição não é ser contra nenhuma melhoria para nossa região, inclusive, é bom lembrar que em campanha a NOBRE VEREADORA ROSA FERNANDES, prometeu a todos os moradores da região da Leopoldina que na área da antiga fábrica do Curtume Carioca, seria criada uma VILA OLIMPICA, onde até o presente momento estamos aguardando a realização da mesma com certa ansiedade, pois, já existe um boato de que no local será construído um shopping. Entendemos que na área da Leopoldina, especificamente em Braz de Pina, onde se encontra o terreno alugado (paga-se taxa de ocupação) pelo Grupo 86º., não existe área de confronto, entre policiais e mal feitores. Tal confronto ocorre sim, na área da Penha., sendo neste caso mais viável, se fosse o interesse em nosso terreno, para servir de base para a PM , o local na própria região da Penha e não em Braz de Pina, onde estamos localizados.

POR FAVOR PERMITAM-NOS CONTINUAR COM NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS NESTA CAMINHADA DE PAZ E AMOR AO PRÓXIMO. SEM INCOMODAR NINGUEM E SEM SER INCOMODADOS.

MARIA APARECIDA (MÃE DE UM LOBINHO)

ESCOTISMO TAMBÉM É CULTURA

Depoimento de José Antonio – Ex membro juvenil do 86º Grupo Escoteiro David Barros

NÃO ACREDITO QUE TAL ATITUDE SEJA TOMADA , ACABEI DE LER O E-MAIL E me sinto em total desconforto e desanimo, uma tristeza imensa.

Mais nada faz de um coração "sempre escoteiro" fraco nessa situação pois sempre vamos SORRIR NA DIFICULDADE, mesmo que com lágrimas nos olhos e me ponho a disposição para ajudar no que for preciso para que agora nossos filhos possam entender o AMOR E A AMIZADE da mesma forma que nós tivemos a oportunidade

Depoimento de Sueli Souza – Ex Chefe Escoteira do 86º Grupo Escoteiro David Barros:

Tenho certeza que vocês irão superar esta dificuldade. Lamento entretanto, que esta constituição policial não se volte em desapropriar locais onde as drogas e o álcool estão fazendo tão mal aos jovens e transformando a vida de tantas famílias.

Encontro jovens que foram escoteiros a 20 anos atrás e reconheço neles a LEI ESCOTEIRA, que fizeram deles HOMENS DE BEM, pessoas com VALORES, hoje já não visto em muitos cidadãos. Para mim o Escotismo ainda serve como referência de vida. Como sou uma pessoa de muita FÉ, tenho certeza que DEUS mostrará a todos a importância deste movimento.

Se puder ajudar em alguma coisa, me avise. Um grande beijo e SEMPRE ALERTA PARA SERVI!

Depoimento de Oton José - Presidente do 101º Grupo Escoteiro do Ar Suboficial Palmeira da Cidade de Guaratinguetá de São Paulo:

Sempre Alerta companheiros e irmãos do David Barros, meu nome é Oton e sou Presidente do 101º SP G. E. do Ar Suboficial Palmeira da Cidade de Guaratinguetá, contem com meu apoio e de todos os membros do GEARSOP, fico revoltado com essa falta de visão e desconhecimento do nosso trabalho por parte do Poder Público, em todas as esferas, Nacional, Estadual e Municipal; após cem anos de M.E. eles ainda não descobriram que nós devemos ser tratados, no mínimo, como parceiro e não como empecilho. Uma sugestão, que tal fornecer o e-mail dessa Vereadora, Presidente da Câmara e Prefeito, para enviarmos diretamente a eles os nossos protestos. Um abraço a todos.

Depoimento de Luciano Antonio Rodrigues – Presidente da União dos Escoteiros do Brasil do Estado do Espírito Santos:

Prezadas Autoridades,

Primeiramente, gostaria de me apresentar. Meu Nome é Luciano Antonio Rodrigues, sou Professor do Centro Universitário do Espírito Santo - campus I. Sou Presidente da União dos Escoteiros do Brasil do Estado do Espírito Santo.

Em nome de toda a Região Escoteira do Espírito Santo, venho por meio deste, manifestar e afirmar sobre a importância do 86º RJ Grupo Escoteiro David Barros para a comunidade do Rio de Janeiro, especificamente a comunidade de Brás de Pina.

No ano que vem, o Movimento Escoteiro Brasileiro completa 100 anos de existência, e destes, 51 anos o Grupo Escoteiro David Barros presta serviços comunitários voltado para a complementação da Educação formar e informal. Este grupo, possui um destaque no cenário de comunicações escoteiras nacional; desde 1968, presta serviços através do rádio amadorismo em diversas situações, inclusive nos momentos piores de calamidade.

Portanto, os escoteiros capixabas prestam suas homenagens ao 086º RJ Grupo Escoteiro David Barros, por tudo que tens feito ao longo destes anos. E pedimos toda ajuda possível para que este Grupo Escoteiro permaneça fazendo o seu melhor possível para a formação de melhores cidadãos.

Na certeza que estamos fazendo o melhor possível por um sociedade melhor,

Deixo nossa cordial saudação escoteiras.

Sempre Alerta para Servir.