segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Depoimento de Luciano Gabrielli (Javali Cinzento) - 2º G.E. São João Batista da Lagoa

Caros amigos:
 
Faço parte do Movimento Escoteiro desde 1977 e, desde a época de membro juvenil, venho tendo uma relação de amizade e carinho com esses dois grupos que são, para mim, a síntese do bom escotismo em nosso estado do Rio de Janeiro: o 16º G.E. Anhangá e o 86º G.E. David Barros. No caso deste último, um adendo especial: o fato dele sempre ter se notabilizado por ser um "grupo de radioamadorismo" que já prestou, nessa qualidade, incontáveis serviços, ao Movimento Escoteiro e à comunidade, pois, desde a época de escoteiro, vejo a participação desse grupo em incontáveis campanhas, tanto de arrecadação de donativos a situações de emergência, quanto a auxílio de direcionamento de mensagens aos órgãos públicos através de sua estação de rádio. Além, é claro, de ser participante antigo e ativo de todos os Jamborees Mundiais no Ar (JOTA's), acolhendo em suas instalações, jovens de vários locais para participarem dessa conhecida e tradicional atividade escoteira de confraternização através das ondas do rádio.
 
Seria para mim, lastimável ver que tal grupo, que ocupou o mesmo lugar por meio século, prestando um inestimável serviço de encaminhamento de nossa juventude - pois tenham a certeza de que se esses dois grupos não existissem no local onde estão, certamente os índices de criminalidade e de violência naquela localidade certamente seriam muito maiores do que são atualmente - seja agora, retirado de suas intalações por um projeto de uma deputada sem o menor conhecimento de causa, sensibilidade e contato com suas bases eleitorais, (já que, se tivesse tal contato, saberia que seria mais salutar a longo prazo ao bairro, a presença do grupo escoteiro do que somente um posto de policiamento), tenta retirar do seu local o nosso querido "DAVID BARROS".
 
Sabemos que nossa cidade vive, a cada dia, um estado de "guerra civil urbana", embora as autoridades não queiram reconhecer. Contudo, isso não justifica a aplicação de todos os recursos públicos para que nosso estado seja transformado em um "Estado policial". É como combater a dor de cabeça ocasionada pela falta de um óculos, com analgésicos! Alivia os sintomas, mas não resolve o problema!
 
Todos já estamos cansados de saber que problemas estruturais de uma sociedade como a nossa, resolvem-se através da educação . Devemos ir na causa dos problemas. Não nos efeitos. E, ao invés disso, permitimos que uma entidade que, a pelo menos 50 anos,  faz um trabalho de direcionamento juvenil, seja simplesmente "espanada" do seu tradicional local de existência, para a colocação de um Posto policial ??? Isso é um verdadeiro absurdo!!! Falta sensibilidade e vontade política. Devemos nos posicionar quanto a esse lamentável equívoco dessa parlamentar! Assim, deixo aqui o meu testemunho, para que, junto aos outros já enviados, faça côro e sensibilize as autoridades políticas e de Segurança Pública em nosso estado, para que, mesmo tendo a preocupação com a "segurança" da população, não deixem de preservar a permanência no local, do nosso querido 86º Grupo Escoteiro David Barros.
 
Sempre Alerta para Servir o Melhor Possível!